Manter as crianças longe das telas é, muitas vezes, uma tarefa difícil. Mas se não pode vencê-las, que tal se juntar a elas e usar o computador, o tablet ou o celular para desenvolver uma habilidade necessária para o futuro?
Cada vez mais nossa vida está cercada pelos códigos e algoritmos e decifrá-los é uma habilidade fundamental para quem quer criar coisas novas.
E quem fala isso não é só a gente. Olha só...
“Aprender a programar não é só importante para o seu futuro. É importante para o futuro do país. Não compre um videogame apenas, faça um.
Não fique apenas jogando no celular, aprenda como programá-lo!”.
Essas foram as palavras do então presidente dos EUA, Barack Obama, ao se referir ao projeto A Hora do Código (leia mais sobre isso abaixo).
Se você não pensa que programar é chato, esta é a oportunidade exata para conferir que dá pra fazer tanta coisa - de arte a jogo, de sistemas a apps - que o "coding" é muito, mas muito divertido!
Separamos alguns sites e aplicativos que podem te ajudar a dar o primeiro passo no maravilhoso mundo do zero e um.
Let's code!!!!
Separamos alguns sites e aplicativos que podem te ajudar a dar o primeiro passo no maravilhoso mundo do zero e um.
O nosso queridinho aqui na Explore é a plataforma do gato laranja mais simpático da Aprendizagem Criativa: o Scratch. Com ele você pode programar seus próprios jogos, animações e histórias interativas. O legal é que dá para hospedar seus projetos na plataforma e compartilhar com todos.

Segundo seus criadores, “o Scratch ajuda jovens a aprender a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente - habilidades essenciais para a vida no século XXI”.
Como acessar: https://scratch.mit.edu/
Disponível para diversas plataformas (Windows, macOS, ChromeOS, Android).
< A Hora do Código >
Aprender a programar com a ajuda de personagens de Star Wars, Angry Birds e MInecraft fica muito mais divertido. Isso é possível na plataforma A Hora do Código.
A plataforma começou “como uma introdução de uma hora à ciência da computação, criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos e ampliar a participação na área desta ciência”.

Como acessar: https://hourofcode.com/br/learn
Disponível na versão web
Neste aplicativo, comandamos um robozinho na missão de fazê-lo chegar a um quadrado azul e acender uma luz.
Durante as diversas fases do jogo, cada vez mais complexas, desenvolvemos o raciocínio lógico, fundamental em qualquer linguagem de programação.

Como acessar: https://lightbot.com/
Disponível para diversas plataformas (Android, iOS, web)
Seguindo a linha dos personagens simpáticos e carismáticos, o Code Monkey talvez seja o que melhor trabalhe a questão da história por trás dos objetivos do jogo.
Começamos assistindo uma curta animação em que vemos um gorila grande e “malvado” roubando as bananas do nosso personagem, um pequeno macaco indefeso.

Após chorar e não conseguir impedir o roubo, resolve ir atrás do gorila para recuperar as bananas. Mas para isso precisamos dar os comandos corretos para avançar fase após fase até conquistar esse objetivo. É um dos meus preferidos.
Como acessar: https://www.codemonkey.com/hour-of-code/coding-adventure/
Disponível na versão web