METODOLOGIA
Criar oportunidades para atuar com base no desenvolvimento das Competências Socioemocionais (autonomia, criatividade, empatia e pensamento crítico), transcendendo os conteúdos disciplinares, em um ambiente com crianças e jovens de diversas escolas e faixas etárias trabalhando juntos, na perspectiva da aprendizagem entre pares, aprendendo uns com os outros, propiciando a aprendizagem facilitada e orientada por educadores capacitados para estimular a busca por conhecimento de forma autônoma.
Para a EXPLORE o importante é que os participantes possam tentar e errar, se desenvolver, aprender de uma forma que seja divertida e contextualizada a problemas efetivamente reais. O uso da gamificação que trabalha conteúdos através de desafios, pontuação, prêmios, avatares, cenários, estimula a pró atividade, o foco, o trabalho em equipe, a cooperação e a resolução de problemas.
Os Explores terão a oportunidade de trabalhar juntos, de aprender com seus pares, de enfrentar desafios, de aprender por questionamento e experimentação. Os sentimentos e as emoções, tão estudadas pela neurociência, serão consideradas no processo de aprendizagem.
Tudo isto através de cenários cuidadosamente preparados e equipados para instigar a descoberta e a produção de conhecimento. Uma proposta pedagógica onde o digital e o físico se conectam, potencializando o aprendizado de forma autônoma.
AUTONOMIA
Mais do que autocuidado - saber vestir-se, alimentar-se, ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em
que vive. Sem a construção da autonomia, não é possível que a aprendizagem significativa se realize na criança e no jovem.
É a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando
em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva
do outro. A autonomia é um conceito relacional.
CRIATIVIDADE
Processo mental de geração de novas ideias por um indivíduo isoladamente ou indivíduos reunidos em grupos. É uma competência que gera ferramentas para criar ou descobrir algo novo, como uma obra de arte, ou ideias que auxiliem no encontro de repostas que solucionem problemas.
A criatividade, ao contrário do que muitos possam pensar, não pode
ser caracterizada, por si só, como um dom especial, que somente alguns privilegiados como cientistas, artistas e inventores apresentam, os quais experimentam momentos de gênio e têm ideias brilhantes.
A criatividade é uma competência que pode ser estudada e desenvolvida.
EMPATIA
É a capacidade de compreender a realidade do outro e se relacionar
com ela da perspectiva do outro, não apenas da própria. Se colocar no lugar do outro. É ouvir com entendimento: prestar atenção e não descartar os pensamentos, sentimentos e ideias dos outros; interagir com o interlocutor de maneira gentil e respeitosa.
Se relaciona com a compaixão e com a capacidade de trabalhar
em parceria — chaves para relacionamentos eficazes e conectados.
PENSAMENTO CRÍTICO
Competência que deve ser usada em qualquer momento em que
se necessite decidir o quê, como ou porquê fazer determinada ação.
Não é um método a ser aprendido, mas um processo, uma orientação
da mente, incorporando os domínios afetivo e cognitivo.
É a capacidade de identificar problemas, sem julgar ou culpar alguém.
A habilidade de pensamento crítico permite uma mudança de cultura,
de compreensão de vida, sendo um elemento necessário para o sucesso
da criança e do jovem.
Competência Gerais da BNCC ( Base Nacional Comum Curricular)
NO QUE ACREDITAMOS
MISSÃO
A missão da EXPLORE é potencializar o desenvolvimento através de uma plataforma de aprendizagem complementar ao ensino formal que reúne ferramentas físicas e digitais e promove experiências, aumento de repertório e desenvolvimento de autonomia, criatividade, empatia e pensamento crítico para viverem de forma leve, equilibrada e feliz.
VALORES
CURIOSIDADE: sempre explorar e aprender sobre coisas novas. Ter uma
mente aberta, questionar, buscar os porquês, ter interesses diversos.
APRENDER SEMPRE: forma de evolução continua, um processo que não
tem fim. Aprender a aprender, aprender com os erros, aprender com o outro.
CRIATIVIDADE: inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos,
para criar, inventar, inovar seja no artístico, científico ou esportivo.
RELAÇÕES POSITIVAS: promovemos relacionamentos saudáveis,
respeitosos, inclusivos, diversos e consistentes norteados por
comportamento ético, transparência e respeito.
FAZER ACONTECER: ser “hands on”, colocar a mão na massa, atitude propositiva e realizadora, não desistir com facilidade.
CRENÇAS
• Acreditamos no desenvolvimento do indivíduo de forma completa
para a vida.
• O Sistema de ensino deveria evoluir de acordo com a nova dinâmica
de mudança do mundo (o ritmo da evolução dos sistemas de ensino não acompanhou a evolução da sociedade e do mercado de trabalho).
• Acreditamos no “Life Long Learning” (aprendizado continuo) e por isso
na importância do desenvolvimento da autonomia.
• O aprendizado é mais consistente quando respeita os interesses,
ritmo de desenvolvimento e personalidade de cada indivíduo (personalização de trilhas).
• A transdisciplinaridade (robótica na música, por exemplo) engaja
o indivíduo na aprendizagem e potencializa o desenvolvimento
das habilidades socioemocionais.
• O contexto (espaço, pessoas, abordagem) atua como facilitador
da criatividade.
• O aprendizado efetivo ocorre com a execução de projetos (experiência, prática, mão na massa).
• Promover inclusão social, desenvolvimento da empatia e de cidadãos atuantes na sociedade.
• A construção de repertório alimenta o pensamento criativo e crítico.
• Um ambiente seguro que propicia o experimentar sem o medo
ou sem a pressão por desempenho estimula a criatividade e o processo investigativo.
PRINCÍPIOS
• Aprendizagem criativa: método de educação que promove
o desenvolvimento de indivíduos que pensem e atuem de forma criativa, colaborativa e sistemática. Centrada em 4 pilares, os 4Ps: Projetos,
Paixão, Pares e Play.
• O Explorer é o protagonista do processo de aprendizagem. Eles são incentivados a escolher entre as diversas atividades oferecidas e montar
sua trilha de acordo com seus interesses.
• Todas as atividades oferecidas têm como objetivo principal serem ferramentas para o desenvolvimento das competências socioemocionais.
• A autoavaliação e a avaliação de facilitadores auxiliará o Explorer a seguir
em seu processo de desenvolvimento mensurando evoluções nas competências sócio emocionais, reconhecendo seu caminho e propondo novas trilhas.
• Inovação e evolução contínua de métodos, processos, atividades fazem
parte do dia a dia da Explore fomentando sempre o olhar para o novo
e para excelência em serviços.