• Guilherme Rodrigues Alves

Como manter a rotina saudável da sua família durante a quarentena do Coronavírus

Atualizado: há 4 dias

tempo de leitura: 5 minutos


Estamos vivendo uma situação complexa em meio à pandemia do Coronavírus. Fronteiras fechadas, milhares de ocorrências em todo o mundo. O Brasil registrou o primeiro óbito; outros virão. Não há alternativa: o isolamento é essencial para proteger nossa família e nossa comunidade.


Porém precisamos saber manter uma rotina saudável em casa durante esse período.



Este “ficar em casa” é muito diferente de uma pausa para “recarregar as baterias”. É uma situação que produz impacto na nossa saúde mental, porque:

  • não sabemos quanto tempo a quarentena vai durar

  • perdemos a nossa liberdade de ir e vir

  • não relaxamos, com atenção permanente com a higiene

  • não podemos abraçar ou encostar nas pessoas, algo muito natural para os brasileiros


Quarentena significa isolamento presencial. Estamos limitados em nossos contatos sociais, apartados de nossos pais e avós. Se para os adultos é difícil, imagine para as crianças. Afinal, não podem sair de casa, brincar, encontrar com os amigos na escola. Suas rotinas regulares foram interrompidas e agora estão, 100% do tempo, aos cuidados dos pais, que também precisam cuidar de trabalho, saúde, contas, economia.


Esse é o ambiente propício para que entrem em cena as babás modernas: telas de vários tipos, por muito mais tempo do que o recomendado, e com acesso a conteúdos de curadoria duvidosa, acessados sem a devida supervisão. Felizmente tem como não ceder a essa tentação.


As famílias que buscam opções diferentes e criativas para ocuparem o dia dos filhos de uma maneira leve, interessante, gentil e criativa encontram atividades e conteúdos de entretenimento e de aprendizagem de qualidade, fornecidos por pessoas e organizações sérias nas redes e na internet.


Um deles é o programa EXPLORE EM CASA.


Nosso facilitadores vão disponibilizar sugestões de atividades de arte, corpo e tecnologia, individuais e em grupo, com abordagens interativas, para apoiar você durante todo o período de isolamento. Clique aqui e veja como você pode acompanhar as novidades.


Mas não adianta ter as opções de atividades sem estabelecer uma rotina diária saudável para os seus filhos.


E como fazer para as crianças cumprirem os combinados?


Vou compartilhar com vocês como eu organizei a rotina dos meus filhos.


Passo 1:

Agrupe as atividades por assunto, e garanta que a criança tenha sempre opções para fazer algo que ela goste muito. Dessa forma, ela vai se engajar mais. Tenha poucos grupos e inclua muitas opções em cada um deles. Consulte sempre as opções atualizadas da EXPLORE EM CASA para montar a lista.

Aqui em casa, separamos por APRENDIZAGEM, SEM TELA, TELA LIVRE e TELA ORIENTADA. Assim fica mais simples e fácil para criança lembrar.


Passo 2:

Em cada um desses grupos, inclua atividades com opções definidas e deixe outras em aberto. Por exemplo: APRENDIZAGEM - Leitura - Livro “O pequeno príncipe”.


Em casa, nossa estrutura de grupos ficou assim:


APRENDIZAGEM

  • Aprendizado divertido, com opções lúdicas, que podem ou não estar ligadas ao desenvolvimento curricular

  • Aprendizado formal / lição de casa

  • Leitura

  • Escrita


SEM TELA

  • Brinquedos

  • Ar livre

  • Esporte

  • Jogo em família

  • Colaboração em casa


TELA LIVRE (opções escolhidas pela criança)

  • Jogo

  • Youtube

  • Série

  • TV livre


TELA ORIENTADA (ou seja, opção escolhida pelo adulto)

  • Filme


Passo 3:

Defina os horários-limite para garantir um bom momento de sono. Sugiro que não seja um horário muito cedo para acordar (afinal não há pressa alguma) e nem muito tarde para dormir, mas se for ampliar estes horários, em ambos os casos estabeleça sempre atividades SEM TELA logo que acordam e pelo menos uma hora antes de dormir.

Aqui em casa, estabelecemos uma rotina que começa às 9h e termina às 21h.


Passo 4:

Considere estes pontos ao criar a programação dos seus filhos:

  • As crianças, em geral, acordam com bastante energia e ficam ansiosas para gastá-la. Nesse caso, priorize atividades de corpo ou aquelas que seu filho / sua filha mais gostam logo no início do dia. Outra opção é incluir algumas atividades de APRENDIZAGEM nesse 1º lote

  • Respeite os horários de alimentação e reforce o hábito de higiene, lembrando-os de lavar as mãos a cada troca de atividade. Pode inclusive estar por escrito em um quadro de combinados

  • Estabeleça tempo suficiente para cada atividade para mantê-los estimulados, sem cansar ou ficarem entediados. Por exemplo: 3 atividades de APRENDIZAGEM por 30 min, 3 de TELA LIVRE por 30 min, 1 de TELA ORIENTADA por 90 min e 5 de SEM TELA por 30 min (esta pode ser mais flexível na frequência e tempo, mas sempre definida)

  • Crianças mais velhas, com maior capacidade de concentração, as atividades podem chegar a 1h de duração, por exemplo.

  • Inclua obrigações comunitárias de sua casa, como: fazer as camas, organizar e limpar o quarto, ajudar na cozinha

  • Semanalmente, altere a ordem dos grupos e renove as atividades


Seja qual for a atividade, reserve um tempo seu para fazê-las junto com as crianças, tanto pela companhia - a sua presença é sim muito importante para eles - como para avaliar possíveis ajustes nessa rotina.


Importante: converse com seus filhos e montem a grade juntos, sempre lembrando que os combinados devem priorizar a saúde mental e o desenvolvimento deles. Cada rotina é, definitivamente, pessoal e leva em conta a faixa etária, o perfil de interesse, os hábitos e o grupo social de cada família.


Com isso em mente, montei essa sugestão de rotina para crianças de 6 a 10 anos.


09:00 SEM TELA

10:00 APRENDIZAGEM

10:30 TELA LIVRE

11:30 APRENDIZAGEM

12:00 SEM TELA

12:30 ALMOÇO

13:00 SEM TELA

14:00 TELA LIVRE

15:00 APRENDIZAGEM

15:30 SEM TELA

16:30 TELA LIVRE

17:00 TELA ORIENTADA

19:00 BANHO

19:30 JANTAR

20:00 SEM TELA

21:00 DORMIR


E foi assim que organizei a rotina lá em casa. Tem funcionado :-)

E agora faço um convite para você.


Compartilhe conosco a sua rotina e seus aprendizados. Comente se essas dicas foram úteis, como você as adaptou e como está sendo esse período aí na sua casa. Estamos abrindo espaço para que as famílias possam se relacionar e criar um novo modelo de relacionamento e cuidado à distância.


Para isso, estaremos presentes em nossas redes sociais, e iniciamos a primeira comunidade da Explore no Facebook, o grupo Famílias que Amam Aprendizagem Criativa.


Nosso desejo é estabelecer um ambiente colaborativo para a troca de experiências, dúvidas e dores de outras famílias que compartilham os mesmos valores e que acreditam que existe um modelo de educação que realmente prepara nossos filhos para o Futuro.


Espero por você lá!

Um grande abraço!

Guilherme

209 visualizações

PARCEIROS

Nossas rede sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© Explore   2019  -  Todos os direitos reservados