• Comunicação Explore

Como desenvolver Autonomia?

Já é sabido que a Autonomia é uma das competências essenciais para o Século XXI. Mas, na prática, o que é e como sabemos que a criança está desenvolvendo essa tal Autonomia?


É uma dúvida muito importante, pois muitos pais e mães (e alguns educadores, inclusive) acreditam que ser autônomo significa que, a partir de uma uma certa idade, a criança já "dá conta", consegue fazer as coisas sozinha, se cuidar, estudar, sem supervisão. Será mesmo?


Como você poderá ver na nossa página de Metodologia, Autonomia é

ser capaz de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro.

Isso significa que é preciso compreender contextos, ser capaz de entender as regras do ambiente, de avaliar sentimentos e comportamentos das demais pessoas, saber estabelecer relações de causa e efeito. E isso se aprende com a prática e com o tempo.


A metodologia pedagógica de Aprendizagem Criativa da Explore foi criada para ser uma aliada das famílias nesse processo, não apenas focado em Autonomia, mas também em mais três competências socioemocionais fundamentais para o futuro: Criatividade, Empatia e Pensamento Crítico.


[por falar em Pensamento Crítico, você já viu o vídeo em que a futurista Martha Gabriel destaca essa capacidade como o melhor presente que um pai pode dar para um filho? Não? Então clica aqui e confere o vídeo no nosso canal no YouTube]


Porém, a escola e os cursos extracurriculares não são os únicos lugares onde a Autonomia pode ser estimulada. A casa pode - e deve - ser um dos ambientes em que a criança pratica essa habilidade com o apoio e supervisão dos pais.


Sabemos que não é fácil, porque muitas vezes significa levar a criança a sair da zona de conforto e tentar coisas novas. E pode ser que elas não queiram deixar uma brincadeira para poder arrumar o quarto, criar uma rotina de estudos, ajudar a tirar a mesa do jantar e outras atividades cotidianas que parecem simples, mas são um grande desafio dependendo da idade.


Se você ainda não começou, repense a rotina da sua família e inclua AUTONOMIA no cotidiano de todos. No começo a criançada pode reclamar - afinal, desenvolver a Autonomia é como voltar a fazer exercício depois de um tempo de sedentarismo: dói, mas passa com o tempo. E todos sabem que é um esforço que vale a pena e com resultados benéficos para toda a família ao longo do tempo. E vai fazer do seu filho ou filha um adulto mais bem preparado para os desafios do seu tempo.


Antes de ir embora, que tal baixar o Guia Explore - Mala de Férias com Autonomia. Além de dicas da nossa equipe sobre como orientar os filhos de todas as idades a fazerem sua mala, ele também traz algumas orientações de organização super práticas. Faça download aqui.


20 visualizações

PARCEIROS

Nossas rede sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© Explore   2019  -  Todos os direitos reservados