• Comunicação Explore

Catavento: um museu para explorar Arte, Corpo e Tecnologia

Localizado no Palácio das Indústrias, no centro da cidade, o Museu Catavento é a “meca” de quem ama aprendizagem criativa e a cara da Explore. Afinal, lá - como aqui - “você aprende enquanto se diverte”. Foi criado em 2009 para ser um espaço interativo que apresente a ciência de forma instigante para crianças, jovens e adultos.


Com quatro seções - Universo, Vida, Engenho e Sociedade - são tantas atrações diferentes que o Catavento merece estar em uma agenda semestral de visitas.

Quer saber sobre a Lua e colocar a mão em um meteorito? Lá tem. Quer construir mecanismos robóticos usando os recursos da Lego Education, tem uma sala dedicada. Quer ver o som (isso mesmo, ver o som)? Vai lá.



E ainda tem estudo de cores, nanotecnologia, estúdio de TV, história da Humanidade, nave espacial interativa, dinos do Brasil em realidade virtual, aprender sobre o fundo do mar como parte da tripulação de um submarino… Ufa!


E do lado de fora ainda tem exposição de trens antigos, carros, carroças, que a criançada pode entrar, sair.


Para seu dia no Catavento render mais, reunimos algumas dicas de Explorer para que vocês aproveitem ao máximo o dia por lá.


#1. Programe-se antes

As salas temáticas são muito procuradas e acaba tendo fila. Escolha antes pelo site aquelas que quer fazer no dia e decida antes qual senha vai pegar ao chegar. Sobre isso, falamos na dica #9.


#2. Mochila no lugar da bolsa

Prefira a mochila, porque cabe roupas que as crianças vão tirar ao longo do dia, capas de chuva ou guarda-chuva (veja a dica #3), água, lanchinho. E deixa os braços livres para qualquer eventualidade.


#3. Clima

Do estacionamento até a entrada do prédio, é preciso andar um pouco. Se o tempo estiver instável, lembre-se de levar capa para não se molhar e saco plástico para guardar as coisas. Também é importante ver o clima se quiser conhecer o borboletário, que não funciona em dias de chuva.


#4. Alimentação

A única lanchonete do local é simples e concorrida. Se prefere alimentação mais leve e prática, leve água, sucos e algumas frutas e lanches fáceis para consumir nas mesas se quiser evitar fila e falta de opção.


#5. Roupas

Vá com roupas confortáveis - no frio, casacos quentinhos e leves são uma boa pedida. Sapatos que não machucam os pés são essenciais. Evite roupas volumosas, porque as crianças vão acabar tirando e não vão caber na sua mochila e viram um transtorno para o passeio.


#6. Identificação das crianças

O lugar é enorme e tem tanta coisa legal que as crianças saem correndo mesmo, para colocar a mão em tudo. Antes de sair de casa, coloque uma pulseira com os dados básicos: nome da criança, seu nome e seu celular. Oriente a criança, em caso de se perder de você, a procurar um segurança ou monitor do museu para que entrem em contato com você. Caso realmente perca um de vista, informe a segurança e que a criança está identificada.


#7. Combinado não sai caro

Essa dica não é apenas para o Catavento, mas para todos os momentos da vida. Mas como o Catavento tem filas para algumas atividades, os mais impacientes podem esquecer que é preciso esperar a sua vez, que tem momento de falar e de ouvir, que gritar pode incomodar quem está ao lado, que nem tudo pode colocar a mão, tanto por segurança quanto para não quebrar. Converse antes com a galerinha, reforce os combinados e que todo mundo que está no local tem o mesmo direito de aprender e se divertir. Um bom argumento é que, se não der tempo de ver tudo, que bom: vai ser preciso voltar de novo e se divertir novamente.


#8. Com muitas crianças, não vá sozinho

Esse é um programa gostoso para fazer em grupo maior, mas nesse caso não seja o único adulto. As crianças vão fazer perguntas o tempo todo, vão mexer nas coisas, podem querer furar fila (ah, a ansiedade), e você não vai saber para onde olhar. Com duas crianças, o desafio é grande, com três já é aconselhável ter outro adulto junto para dividir a diversão e a responsabilidade.


#9. Senhas para salas temáticas

O Catavento é incrível por si só, mas todos querem entrar em pelo menos uma das salas temáticas. Acontece que elas têm capacidade limitada, por isso é necessário retirar senhas na recepção do Catavento para visitas aos finais de semana, feriados e férias escolares. A distribuição das senhas acontece em dois horários fixos: a partir das 9h, para o período da manhã, e a partir das 13h, para o período da tarde. É importante levar em consideração a capacidade das salas.


Em tempo: durante o período letivo, de terça a sexta-feira as atividades das salas são exclusivas para grupos agendados previamente pelo site.


Confira:

  • Nanotecnologia .............................................36 pessoas

  • Laboratório de Química ................................44 pessoas

  • Monte dos Sábios (Parede de Escalada)......30 pessoas

  • Do Macaco ao Homem .................................20 pessoas

  • Se Liga no Lego ...........................................24 pessoas

  • Viagem ao Fundo do Mar ............................24 pessoas

  • Aventura no Sistema Solar ...........................24 pessoas

  • Estúdio de TV ...............................................30 pessoas

  • Visita Histórica ..............................................20 pessoas

  • Dinos do Brasil .............................................25 pessoas (Idade mínima: 9 anos)

  • Borboletário ..................................................20 pessoas

  • O Mundo do Perfume ...................................20 pessoas

Serviço

Museu Catavento

De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada até às 16h

Recomendado para crianças acima de 7 anos

Onde: Palácio das Indústrias - Av. Mercúrio, s/n

Referência: entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas e próximo ao Mercado Municipal.

Estacionamento no local.

No site existem mapas e referências de acesso por metrô e ônibus


Mais Informações

Site: http://www.cataventocultural.org.br

Telefone: (11) 3315-0051, de 2ª a 6ª, das 10h às 16h (para agendamentos e outras informações)

38 visualizações

PARCEIROS

Nossas rede sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© Explore   2019  -  Todos os direitos reservados